O texto desta Meditação está em João 20:19, 24 a 29 .
O versículo 24 declara que, quando Jesus apareceu aos discípulos, Tomé havia dado uma saidinha.Alguns hoje também gostam de dar uma saidinha durante o culto. Durante a pregação. Talvez para tomar um arzinho. Bater um papinho. Namorar um pouquinho. Alguns dão uma saidinha porque não gostam do pregador ou porque o sermão esteja sendo muito fraco.
Esta é uma grande preocupação. Tomé deu uma saidinha... alguns, infelizmente... dão uma saidinha da Igreja... deixam a fé para nunca mais voltar. Alguns deram uma saidinha da fé mas graças a Deus já voltaram ou estão voltando. Mas o que mais me alegra é saber que a maioria nunca deu uma saidinha da Igreja. A maioria está firme.
Tomé deu uma saidinha. Voltou logo, é verdade... mas foi o suficiente para perder a grande bênção da presença de Jesus. Quando Tomé voltou os outros discípulos falaram com ele sobre o que havia acontecido: "Tomé, Jesus ressuscitou. Ele esteve aqui... Nós vimos o Senhor".
Existem dois tipos de surdos: Os surdos não podem ouvir e Os surdos e os que se fazem de surdos. Este foi o caso de Tomé. Ele não era, mas se fez de surdo. Ora! Tomé estava diante de uma verdade que não aceitava contestação: "Jesus havia ressuscitado". É, mas eu só acredito vendo e apalpando.
Algumas tornam-se igual Tomé quando as vezes sua esperança foi frustrada. Uma decepção. Um sentimento de amargura e ódio. Um amor rejeitado ou traído.
Assim estava Tomé... Ele não podia entender porque Jesus não esperou até que ele voltasse? Por que foi isso acontecer logo com ele que tanto O amava? Por que se revelou a todos menos a ele? Orgulho ferido... um eu machucado.
Oito dias depois estando Tomé com os companheiros, Jesus apareceu novamente e olhando para Tomé, disse-lhe: Versículo 27 e 28.
27 Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente.
E no verso 28 Tomé, de joelhos, fez uma das maiores confissões de fé em todos os tempos: Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!
De joelhos o coração de Tomé saiu da dor para a esperança... da dúvida para a certeza.
Como filhos de Deus, o que devemos aprender com Tomé
Nesse texto vamos uma afirmativa corajosa de Tomé, afinal quando pensamos em Tomé, o que nos vem à cabeça?
Incredulidade, falta de fé, ver para crer, daí por diante,
Leitura (Jo. 11: 7-10 e Versículo 16).
“Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também, para morrermos com ele”
Neste texto, Jesus estava falando em voltar à Judéia, onde os judeus queriam apedrejá-lo como disseram os discípulos no versículo 8.
Porém, hoje vamos analisar 3 situações de um lado que não nos importamos muito em olhar que é o lado onde Tomé se mostra um homem fiel a Jesus e que na verdade tinha fé e muita em Deus:
1- Para Tomé, era melhor morrer com Jesus do que viver sem ele:
Os discípulos pensando primeiro em sua própria vida, mas não olhando a realidade de que melhor é morrer com Jesus, diziam-se servos, mas queriam evitar a volta de Jesus porque o Mestre poderia morrer e eles também.
Mas Tomé só via vida em Cristo,
Então vem uma pergunta em nossa mente.... eu teria a coragem de tomar essa iniciativa?
Teria coragem de ir para qualquer lugar para morrer por alguém?
Você pode até estar pensando“Ah! Por Jesus, é claro que sim”, mas precisa entender que naquela época isso ainda não havia acontecido, eles tomaram a decisão por crerem no seu mestre e crerem principalmente de Deus.
Assim sendo, eu entendo que Tomé era realmente seguidor de Cristo, e você?
A Palavra do Senhor nos diz que conhecemos o amor quando damos a vida pelos nossos irmãos (I Jo. 3:16). Você daria sua vida?
2- Tomé tinha fé em Jesus:
Jesus havia curado muitos, expulsado demônios de outros, tinha feito maravilhas tremendas, coisas que Tomé via e sabia que ali estava o filho de Deus.
Começo a olhar para Tomé e ver um homem cheio de fé, pois somente um homem cheio de fé poderia se propor a morrer com Jesus.
O mais interessante é que você também sabe de tudo isso, mas não tem coragem de morrer por Jesus, muitas vezes não tem nem coragem de pregar o evangelho para não virar motivo de piada, das pessoas tirarem sarro, de te chamarem de careta.
Mas a Bíblia nos ensina duas coisas:
Mt. 5:11 “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa”.
Lc 9:26 “Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos”.
Agora se faz necessário ter fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:6a), a questão é que nossa fé não é assim tão grande, por isso deveríamos exercitar a nossa fé e ver que Tomé era sim, um homem de fé.
3- A última coisa que quero estudar com você hoje é que Tomé tinha certeza da sua salvação:
Somente alguém com a certeza da salvação poderia se entregar pra morrer junto de alguém e Tomé não pensou duas vezes.
Gostaria de te perguntar, você tem medo de morrer? Tomé não tinha esse medo.
Ele sabia que a idéia era crer em Jesus, você tem crido em Jesus?
Poderia morrer hoje sem problemas? Se sua resposta é não, talvez você deva buscar mais a Deus em oração e realmente crer nEle, afinal, em At 16:31 está escrito “Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa” e se eu sou salvo pra que medo de morrer?
Eu vou para o pai, posso morrer agora e em paz. Você não? Tg. 4:8 “Achegai-vos a Deus e Ele se achegará a vós outros”.
Deus quer se achegar a você, dê o primeiro passo, Ele quer te receber na glória, tome essa decisão agora mesmo.
Conclusão:
Deus quer dar um novo rumo à sua vida e quero dizer que talvez você precise ser como Tomé e se propor a morrer se for por Jesus. Receba essa palavra para sua vida em nome de Jesus, amém?
About Davi Guimarães
Hi, My Name is Hafeez. I am a webdesigner, blogspot developer and UI designer. I am a certified Themeforest top contributor and popular at JavaScript engineers. We have a team of professinal programmers, developers work together and make unique blogger templates.

0 comentários:
Postar um comentário
* Tire suas dúvidas.
* Dê sugestões de postagens sobre algo que vc gostaria de saber.
Escreva Aqui o seu Comentário sobre a Postagem: